terça-feira, 16 de março de 2010

O Menino do Pijama Listrado - O Livro


Acabei de acabar de ler o livro de John Boyne, O Menino do Pijama Listrado.
O filme, do diretor inglês Mark Herman, assisti já faz um certo tempo, mas lembro que chorei bastante e me emocionei muito mais do que ao ler o livro.
O filme é mais chocante e nos mostra com muito mais intensidade a ironia de um pai que é comandante Nazista e vê o filho ser morto na câmara de gás.
Tanto livro quanto filme contam a história de Bruno, um menino de nove anos que vê sua felicidade estirpada ao ter que deixar Berlim e ir morar com a família numa casa perto de um campo de concentração de judeus.
Depois de um tempo, Bruno faz amizade com um dos meninos que habitam o campo e, por esse motivo, acaba gostando muito do lugar.
O livro é muito bem escrito.
É simples.
O narrador não é nenhum dos personagens do livro, porém parece habitar a mente de Bruno e nos narra a história do ponto de vista do menino.
Tal fato faz do livro leve e descontraído pois os horrores da guerra são narrados na visão inocente de uma criança.
Recomendo tanto o livro quanto o filme.
Enjoy!

3 comentários:

  1. Ci, o livro é seu? Me empresta? Acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  2. Não é meu Dani.
    É da Renata.
    Pede pra ela!

    ResponderExcluir
  3. Preferi o filme ao livro (foram poucas as vezes que isso me aconteceu!).
    Bjos!

    ResponderExcluir