sábado, 21 de fevereiro de 2015

E o Oscar vai para...

     Falem o que quiserem sobre ela, o Oscar é a premiação mais conceituada da sétima arte. E esse ano a cerimônia acontece amanhã, dia 22/02, no Teatro Dolby em Los Angeles, na Califórnia. O apresentador será o ator (de How I Met Your Mother) Neil Patrick Harris.
     O Oscar é a premiação mais aguardada por mim e por muitos todos os anos. Nada na TV me mantém acordada até altas horas, exceto o Oscar. Todos os anos tento assistir ao maior número de filmes indicados possível antes da premiação e, esse ano, creio ter batido meu recorde. Talvez devido a uma maior e antecipada disponibilização dos filmes nos sites de torrent, consegui ver quase todos os indicados que queria.
     Gostaria de comentar aqui, além dos nomes dos indicados e dos prováveis vencedores, a minha opinião sobre quem eu gostaria que levasse a estatueta dourada nas categorias mais importantes. São eles:
     Melhor Filme: Sniper americano, Birdman, Boyhood: Da infância à juventude, O grande hotel Budapeste, O jogo da imitação, Selma, A teoria de tudo e Whiplash. 
     Melhor Diretor: Alejandro Gonzáles Iñárritu por Birdman, Richard Linklater por Boyhood, Bennett Miller por Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo, Wes Anderson por O grande hotel Budapeste e Morten Tyldum por O jogo da imitação.
     Melhor Ator: Steve Carell em Foxcatcher, Bradley Cooper em Sniper americano, Benedict Cumberbatch em O jogo da imitação, Michael Keaton em Birdman e Eddie Redmayne em A teoria de tudo.
     Melhor Atriz: Marion Cotillard em Dois dias, uma noite; Felicity Jones em A teoria de tudo, Julianne Moore em Para sempre Alice, Rosamund Pike em Garota exemplar e Reese Witherspoon em Livre.
     Melhor Ator Coadjuvante: Robert Duvall em O juiz, Ethan Hawke em Boyhood, Edward Norton em Birdman, Mark Ruffalo em Foxcatcher e JK Simmons em Whiplash.
     Melhor Atriz Coadjuvante: Patricia Arquette em Boyhood, Laura Dern em Livre, Keira Knightley em O jogo da imitação, Emma Stone em Birdman e Meryl Streep em Caminhos da floresta.
     Melhor Filme em Língua Estrangeira: Ida da Polônia, Leviatã da Rússia,Tangerines da Estônia, Timbuktu da Mauritânia e Relatos selvagens da Argentina.
     Segundo o "Termômetro Oscar" o vencedor de melhor filme estaria empatado entre Boyhood e Birdman. Entre estes, prefiro Boyhood. Mas gostei tanto de Whiplash! 
     Os supostos diretores dos favoritos na categoria acima estão como favoritos aqui também. Dessa categoria não entendo nada, mas achei super legal o fato de Boyhood ter sido filmado ao longo de 12 anos. 
     Para melhor ator empatam Michael Keaton e Eddie Redmayne. Gostei dos dois, mas torço por Redmayne. Melhor atriz venceria Juliane Moore. Eu super acho que ela merece, mas se as Marion ganhasse eu também não ficaria triste...
     Como coadjuvantes venceriam JK Simmons e Patricia Arquette. Eu concordo que eles merecem, mas vou tocer por Northon (aaamooo!) e Keira Knightley (aaamooo tb!).
     Já o vencedor de melhor filme estrangeiro seria Ida e, dos filme que consegui ver, gostei mais deste também.
     Enquanto aguardamos a cerimônia, comente aí quais são seus favoritos.


2 comentários:

  1. Caracas! Eu achei 'Birdman' um saco...gostei MUITO de 'Boyhood'...estou apaixonado pelo "Jogo da Imitação'...achei F*** o 'Whiplash'...gostei do 'Grande Hotel Budapeste'....então, vamos aguardar pra ver o que vai dar....abraços

    Miguel

    ResponderExcluir
  2. Agora que assisti a todos os filmes possíveis, posso comentar... Acredito que Boyhood vença como melhor filme, mas ficaria bem feliz se O Grande Hotel Budapeste ou Whiplash vencessem. Birdman também seria merecedor, pela forma como foi feito, mas, particularmente, não gostei tanto. Enfim, esse ano tá difícil, todos os candidatos a melhor filme são bons... rs
    Também aposto no Richard Linklater como melhor diretor. Eddie Redmayne para melhor ator. Juliane Moore como melhor atriz. J.K. Simmons para ator coadjuvante. Como atriz coadjuvante, acho que a Patricia Arquette pode ganhar, mas prefiro as atuações de Laura Dern e Meryl Streep.
    Dos filmes estrangeiros, não consegui ver Relatos Selvagens e Timbuktu. Dos três que assisti, prefiro Tangerines.

    ResponderExcluir